quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Wilma e Henrique apostam na chapa Iberê e Fábio Faria para unir base de Lula no RN

A governadora Wilma de Faria, do PSB e o líder do PMDB na Câmara dos Deputados e deputado federal, Henrique Eduardo Alves, estão trabalhando duro na montagem de uma chapa para Governador e Senador nas eleições de 2010, que obtenha a aprovação da maioria ou a totalidade dos partidos que hoje integram a base governista do presidente Lula no Rio Grande do Norte.

Nesse intricado jogo de engenharia política, Wilma e Henrique já encontraram uma luz no fim do túnel para manter a unidade do bloco governista. O vice-governador Iberê Ferreira de Souza ficaria com a cabeça da chapa, tendo o deputado federal e líder do PMN na Câmara, Fábio Faria, como candidato a vice-governador e para senador, Wilma de Faria e Garibaldi Alves.

Na última terça-feira, a governadora Wilma de Faria voltou a conversar reservadamente com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Robinson Faria para tentar convencê-lo da viabilidade dessa alternativa para evitar um racha na base governista dela e do presidente Lula. Comenta-se nos bastidores que a chapa Iberê e Fábio, já teria a simpatia de Robinson, mas ele ainda não bateu martelo.

Na negociação que conta com o aval do PMDB, PSB, PP, PT, PMN e PDT, o presidente da Assembléia, Robinson Faria recebe como garantia verbal em caso de vitória, o compromisso político das lideranças dos partidos de permanecer comandando o poder legislativo, além do compromisso de Iberê de desincompatibilizar-se nas eleições de 2014 para disputar uma vaga de senador, garantindo assim que Fábio Faria assuma o governo do Estado.

Nesse contexto futurista, com Fábio Faria como governador - o presidente da Assembléia, deputado Robinson Faria reeleito poderá disputar o Governo do RN em 2014, com o apoio do seu filho. Nesse jogo, teoricamente o ‘sacrifício’ maior será o deputado federal Fábio Faria terá de permanecer no governo até o fim, já que não poderá se candidatar novamente a deputado federal agora em 2010 e tampouco em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário