terça-feira, 20 de outubro de 2009

São Tomé




São Tomé, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na microrregião da Borborema Potiguar. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano
2000, sua população é de 10.593 habitantes. Área territorial de 3 km².
Descrição: Padroeira São Tomé
A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição foi criada em 2 de fevereiro de 1922, por Decreto de Dom Antônio dos Santos Cabral. Desmembrou-se da Paróquia de Santa Rita de Cássia, de Santa Cruz. Atualmente, a Paróquia abrange os municípios de São Tomé, Barcelona e Rui Barbosa, com uma população de, aproximadamente, 15mil habitantes.
A Igreja Matriz foi construída no período de 1894 a 1896, sendo ampliada no ano de 1954. Além da Matriz, a Paróquia conta com 18 capelas.
Nossa Senhora da Conceição foi escolhida como Padroeira de São Tomé, atendendo a uma promessa feita por José Francisco de Amorim. A Festa da Padroeira acontece no período de 29 de novembro a 8 de dezembro.
O primeiro pároco chama-se Côn. Celso Cicco. Dezesseis padres já o sucederam, sendo o atual o Pe. Joao Maria Oliveira
Venha conhecer nossa Paróqua que completou 85 anos.
Destinada a todos os devotos de Nossa Senhora da Conceição em especial aos filhos de São Tomé.
Lute com determinação abrace a vida com paixão perca com classe e vença com ousadia o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito boa para se insignificante .
Preocupe-se mais com sua consciencia do que com sua reputação, porque sua consciencia é o que vc é e a sua reputação é o que os outros pensam de vc. O que os outros pensam é problemas deles.

***Fundação: 1928
***Altitude: 159 m
***População: 11.200 habitantes
***Área Total: 877,5 km²
***Dens. Demográfica: 12,11 hab/km²
***CEP: 59400-000

***Prefeito: Anteomar Pereira da Silva(Babá)

***Principais Eventos: Festa de Reis, Sábado de Aleluia, Vaquejada, Forró Folia, Emanicipação Política e Festa da Padroeira.
descrição
***Favor evitar repetição de tópicos.

EVENTOS
- Nossa cultura era voltada a Brincadeiras de Roda, João Redondo, Festas de Vaquejada, festas de São João, Pastoril.
Hoje contamos com uma grande diversificação de manifestações culturais como: Boi do Reis, Araruna, Teatros de Rua, Grupos de Danças, Vaquejadas e Semana da Cultura.

COMO CHEGAR
Localização
Borborema Potiguar
Limites

Acesso Rodoviário
BR 307 e RN 023
Distâncias
116 km da Capital

CARACTERÍSTICAS
São Tomé, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na microrregião da Borborema Potiguar. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2000, sua população é de 10.593 habitantes. Área territorial de 863 km².

Clima
Árido e semi-árido, salubre sendo ameno e seco no verão, estação de estiagem (setembro a março) e frio no inverno, estação das chuvas (junho a agosto).



Anexos:

Prefeitura Municipal de São Tomé RN
Igreja Matriz
Barragem
Praça Pedro Perreira

Mapa de localização - São Tomé RN

Um comentário:

  1. sao tomé é uma cidade diferente,quem conhece naum esquece,digo isso porque conheco bem minha bela cidade{lennon}

    ResponderExcluir