segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A fé que move o turismo Autor: Cardoso Silva / Categoria: Rio Grande do Norte


A imagem de Santa Rita (foto) promete mesmo mudar economicamente e socialmente a cidade de Santa Cruz. De acordo com Cláudio Porpino, a festa da padroeira em si já é bastante conhecida, mas, passará a ser reconhecida nacionalmente devido à grandeza do monumento.

“O interessante é que esse tipo de turismo não atrai apenas quem é do Rio Grande do Norte. Nós já tivemos exemplos suficientes de que fiéis de vários estados freqüentam festas como a de Mossoró, onde mais de 100 mil pessoas acompanham a procissão de Santa Luzia, no mês de dezembro”.

A reportagem do Nasemana entrou em contato com a Prefeitura de Santa Cruz para saber como anda o processo de conclusão das obras da estátua de Santa Rita. O secretário de obras do município, Rocha Filho, explicou que eles estão apenas aguardando a liberação de mais alguns recursos.

“Está faltando fazer o acesso ao monumento e colocar a iluminação. Para isso, estamos aguardando a liberação do crédito por parte da Caixa Econômica Federal. Claro que ainda não podemos fazer uma avaliação em quantitativo em relação aos benefícios que o monte está trazendo a cidade, mas, podemos projetar que com certeza o turismo vai aumentar e, consequentemente, a economia”, afirma.

Atividade está na alturas com negócios que movimentam a economia do Estado.

A história da humanidade sempre teve a religiosidade como uma das protagonistas do seu desenvolvimento, seja social ou econômico. Agora, em pleno século 21, o movimento religioso começa a ganhar nova força, pelo menos aqui no Rio Grande do Norte, o turismo se uniu a fé e a promessa é de grandes benefícios para o povo potiguar.

Várias cidades do interior do Estado têm na religião sua base social, inclusive, muitas delas surgiram e cresceram graças à devoção de seus habitantes. Prova disso são as festas tradicionais de padroeiras em cidades como Mossoró (Santa Luzia), Caicó e Currais Novos (Sant’Ana), que a cada ano recebem milhares de pessoas.

“Caicó, por exemplo, torna-se outra cidade em julho, durante os festejos da padroeira. Nos últimos anos, houve uma evolução muito grande tanto no religioso como no social. A cidade praticamente vive em função desse período. Restaurantes, postos de combustíveis, pousadas e até mesmo o aluguel de casas geram uma grande receita econômica para o município”, revela Emerson Araujo Medeiros, ex-padre e funcionário da Prefeitura.

Ele informou ainda que no período da festa de Sant’Ana várias cidades da região Seridó convergem forças para Caicó. “A festa é da Diocese, então, nesse período o movimento social e religioso é muito grande. Proporcionalmente, nós só perdemos para o Círio de Nazaré”, comenta.

Algumas festas de Padroeiro no Rio Grande do Norte

JANEIRO
Festa do Padroeiro São Sebastião – 10 a 20 (Parelhas / RN)

FEVEREIRO
Festa de Nossa Senhorade Lourdes (Acari / RN)

MARÇO
Festa de São José (Carnaúba dos Dantas / RN)

ABRIL
Paixão de Cristo (Carnaúba dos Dantas / RN)
Encenação da Paixão de Cristo (Jardim do Seridó / RN)

MAIO
Festa de Santa Rita de Cássia (Acari / RN)
Festa de Santa Rita de Cássia (Carnaúba dos Dantas / RN)

JUNHO
Festa do Padroeiro São João (Cerro Corá / RN)
São Pedro (Jardim do Seridó / RN)
Festa de Santo Antonio (Santo Antonio/RN)

JULHO
Festa de Sant’Ana (Currais Novos / RN)
Festa de Sant’Ana (Caicó / RN)
Festa de Sant’Ana (Santana do Matos / RN)

AGOSTO
Festa de Nossa Senhora da Guia (1737) (Acari / RN)

SETEMBRO
Festa do Sagrado Coração de Jesus (Jardim do Seridó / RN)

OUTUBRO
Festa de N. Senhora das Vitórias (Carnaúba dos Dantas / RN)

Festa de N. Senhora dos remédios (Cruzeta/RN

Festa do Rosário/Caicó

NOVEMBRO
Festa da Imaculada Conceição (Currais Novos / RN)

DEZEMBRO
Festa de Santa Luzia (Mossoró / RN)
Festa de São Bento e Santa Luzia (Carnaúba dos Dantas / RN)

Fonte:Nominuto

One Response para“ A fé que move o turismo ”

  1. Valter Says:

    Olá, meu amigo Cardoso. Gostaria de lembrar a você que faltou a Festa de São João Batista na cidade de São João do Sabugi no mês de Junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário