domingo, 15 de novembro de 2009

Zé Negão e o Forró Pé de Serra Foto: Laelson Lourenço


Filho de Agostinho Moreira e Adélia Maria das Mecês, o sanfoneiro José Audí Moreira, mais conhecido como “Zé Negão” é um dos entrevistados do Blog Qualitativo do meu amigo Laelson Lourenço. Esse ícone da cultura musical nordestina fala um pouco da sua vida e da sua carreira como artista, e finaliza dando uma canja para o seu Público cantando dois de seus grandes sucessos: “CABUGI DOS MEUS SONHOS E O POÇO MAL ASSOMBRADO”. Leia a entrevista e assista ao vídeo produzido na Casa de Cultura Popular de Lajes.
Q: Você é filho natural de qual cidade?
Z: São Tomé, RN.
Q: Quando foi que você chegou a Lajes?
Z: Em 1972, moro em Lajes há mais de 37 anos.
Q: Você aprendeu a tocar sanfona com quem? E com qual idade?
Z: Aprendi a tocar sanfona sozinho, olhando os sanfoneiros da cidade onde eu nasci tocarem, mas o meu primeiro instrumento foi uma Gaita. Entretanto, aos 16 anos de idade eu já tocava forró em toda a região.
Q: Quais são as dificuldades para um músico regional como você hoje em dia? Você não acha que falta um incentivo à música nordestina em nossa região, até como forma de preservação de nossa cultura?
Z: Não existe esse incentivo, nem por parte da iniciativa privada e nem tão pouco por parte do poder Público.
Q: O que você acha da implantação de um projeto em Lajes, onde se ensinasse aos mais jovens a tocar sanfona?
Z: Acharia ótimo, pois além de dar uma profissão aos mais jovens, seria uma forma de preservar a nossa Cultura.
Q: Você ainda tem algum objetivo para ser alcançado como músico ou já se sente realizado?
Z: Tenho. O meu sonho é gravar um CD em um estúdio, para que possa deixar registrada a minha obra.
CURIOSIDADES: Embora os mais jovens não saibam, Zé Negão era quem tocava as festas da padroeira de Cidades como: Jardim de Angicos, Pedra Preta, Caiçara e Lajes. Também tocou para figuras ilustres da região que adoravam a boa música, tais como: José Militão, Raul Capitão, Jaime Batista, Jairo Procópio (que lhe deu uma sanfona), Neto Correia, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário