sexta-feira, 22 de julho de 2011

Blog Canindé Costa, falando francamente, com a vereadora Teresa Cristina do Município de São Tomé RN.

Blog Canindé Costa:
Amiga Teresa Cristina, fale um pouco de sua infância.

Teresa Cristina:
Nasci em São Tomé no dia 24 de janeiro de 1964. Ao nascer, meus pais já haviam se separado e eu fui criada pelos meus avos maternos, Belchior Lopes e Arister na casa da Rua Ladislau Galvão, com muito amor e carinho e proteção. Fui uma criança feliz e sou imensamente agradecida pelo que meus avos fizeram por mim enquanto viveram. A tristeza que trago em mim e o fato de não ter tido a oportunidade de cresce junto ao meu irmão CARLOS ALBERTO, visto que a separação dos nossos pais levou a nossa também.

Blog Canindé Costa:
Amiga você já foi secretaria de Educação do Município de São Tomé. Faça uma analise do Ensino Publico no Brasil?

Teresa Cristina:

Precisa melhorar muito, tanto na rede publica como na privada e como tudo na educação e um processo a médio e longo prazo, ainda vai demorar para que alcancemos um educação de qualidade almejada por toda a sociedade. Mesmo assim e preciso reconhecer os avanços conquistados a parti da nova LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- 1996 e do advento do FUNDEF, entre outras ações que contribuíram para que o processo de melhoria da qualidade do ensino ofertado fosse iniciado. Independente de concepções pedagógicas atuais e modismos, sou das que acredita em ensino que, literalmente, ensina a ler interpretar, escrever e contar, pois de posse dessas ferramentas, todos as outras tornam-se acessíveis.

Blog Canindé Costa:
Hoje a Senhora exerce o mandato de vereadora pela segunda vez. Por que resolveu entra para a vida publica ?

Teresa Cristina:

Porque assumindo o cargo de Secretaria Municipal de Educação, em duas gestões por 08 anos, entendi que minha contribuição naquele setor havia sido dada, tinha sido importante, mas não deveria parar e aquele ciclo havia se fechado e, na Câmara Municipal, na condição de vereadora seria a garantia da continuidade do meu trabalho. Não só na educação, mas em todas as áreas visando contribuir com o desenvolvimento de meu município e do meu povo.

Blog Canindé Costa:
Durante o exercício do cargo de vereadora, quais os projetos de sua autoria considerados de maior destaque ?

Teresa Cristina:

Tenho vários e vou citar alguns: O que instituiu o Orçamento Participativo; o que aumentou a Licença-Maternidade das servidoras publica de 04 para 06 meses; o que assegura a meia- entrada para estudante; o que garantiu Fardamento Escolar gratuito aos alunos da rede municipal,o qual me garantiu um premio em nível nacional (PREMIO DO MÉRITO LESGISLADOR); o que cria a Guarda Municipal; o que cria a Escola na Câmara (em parceria com Gá); e o instituiu o Hino Municipal de São Tomé.
Encontra-se em tramitação o que declara a AVE MARIA de Pedro Pereira de Araújo, patrimônio cultural de São Tomé e prontos para entrar os que criam a Ouvidoria Legislativa e o Brasão do Município


Blog Canindé Costa:
Você acredita ter a aprovação da população do Município de São Tomé RN?

Teresa Cristina:

certeza e as urnas confirmam. Na minha 1ª eleição obtive 386 votos e na 2ª obtive 537, que e, sem duvida, a maior votação já recebida por uma MULHER, candidata a vereadora em São Tomé, o que entendo como aprovação da população a minha pessoa e ao meu trabalho. Alem disso muitas pessoas que encontros nas ruas e nos eventos me parabenizam pelo que realizo no exercício da vereança e, ainda há os prêmios que conquistei em nível nacional e regional.

Blog Canindé Costa:
Amiga Vereadora vamos falar um pouco sobre a administração do nosso pais. Que analise a Senhora faz desse inicio de administração da Presidente Dilma?

Teresa Cristina:

Antes de tecer algumas considerações a respeito, falo da dificuldade de qualquer governante pós-Lula, especialmente sendo uma mulher, dada a grande administração feita por ele nos dois mandatos e aprovação imensa da população, o que não deixou transparecer, ainda, de forma plena o brilho da Presidente Dilma. Acredito nela como MULHER pela sua historia de vida e por sua força e coragem. Admiro e gosto de sua postura de continuidade das boas políticas publicas do governo anterior, o que não e comum, alem da serenidade e a competência com as quais lança as duas próprias sem a vaidade de fica a todo instante reclamando essa “maternidade”, pois o povo sabe quem trabalha. Eu acho que ela esta no caminho certo e vai realizar um grande governo para as brasileiras e brasileiros.

Blog Canindé Costa:
Amiga fala um pouco da Administração do prefeito de nossa cidade. Qual e sua analise da administração do prefeito Babá?

Teresa Cristina:

E, indiscutivelmente, a melhor já vista em nosso município. Perfeita não e, perfeita não existe, mas conta com três diferenças. 01- e que ele e nosso, e da terra e ama nosso povo; 02- e sua vontade de ver essa terra melhor para nossa gente o que o distingue pela dedicação ao trabalho e o coloca na categoria de Prefeito que trabalha e muito e; o 3- são as parcerias certas, nos lugares certos para ajudar a administração e, conseqüentemente, o município e, ele como ninguém, soube construí-las e mante-las não tinha como dar errado e o resultado e visível. O povo de São Tomé agradece ao Prefeito Baba esta de parabéns. Eu apoio.

Blog Caninde Costa:
E a nível de estado, o que diz da administração da governadora Rosalba Ciarlini ?

Teresa Cristina:

Rsrsrs todo mundo sabe que não votei na Rosa na eleição passada, mas nem por isso esperava e desejava que ela tivesse um inicio de governo tão conturbado e prejudicial ao povo do RN, especialmente na questão da prestação dos serviços essenciais a população, como educação, saúde e segurança. Administração o Pais de Mossoró, por três vezes lhe credenciou para torná-la governadora, mas e preciso que ela entenda que o RN não se resume a um só município, mas aos 167 que o compõem. Torço para que ela encontre um rumo e uma direção pelo bem do nosso Estado, afinal ela não e governadora apenas de seus eleitores, mas de todo o povo do Rio Grande do Norte, que por sua carência, necessita de políticas publica eficazes que lhe garanta cidadania.

Blog Canindé Costa:
Vereadora, levando em conta Baba já foi reeleito, o que a senhora tem a dizer sobre a sucessão?eresa Cristina
Primeiro, lembra que Baba foi eleito por um grupo unido e coeso com o mesmo objetivo e esse grupo que lhe da sustentação política ate hoje e aberto a discussão e aceitação do melhor nome que atenda ao gosto da população e que de continuidade a essa administração tão bem sucedida. Segundo, que se abram perspectivas para as mulheres para que se de o emponderamento delas na política de nosso município, tanto no Executivo como no Legislativo, pois São Tomé, nunca teve uma Prefeita ou Vice Prefeita e vejam que eu sou a única Vereadora dessa legislatura, a única a dar o tom rosado na casa. Terceiro e ultimo, saindo o candidato como o fruto da discussão desse grupo e, claro, com o apoio de Baba, acredito em nossa vitoria.

Blog Canindé Costa:
Tereza dando sua opinião com relação ao blog de Canindé Costa.

Vereadora Teresa Cristina:

Quero dizer que seu Blog e muito importante para nós, já que trata de assuntos de nosso interesse, alem de trazer fotos bacanas da nossa gente e nossa terra e, por isso, e tão acessado. Parabéns não deixe de atualizá-lo, pois ele e uma das formas de sabermos e vermos o que acontece por aqui. Obrigado

11 comentários:

  1. Quero parabenizar por esta entrevista vereadora Tereza Cristina, lhe conheço de longos tempos, tbm sou filha natural de São Tomé, tenho raízes por ai, amo a minha terra, deu tbm minha pequena e simples contribuição a Educação do meu município, gostaria de lhe dizer que se vc for candidata a Prefeita de São Tomé ficará na história, primeiro São Tomé tem que colocar na prefeitura gente filhos da terra pessoas que conheçam os problemas do seu povo, assim cm Babá, ai sim acredito mto.
    Abraço.
    Edilza Alcântara

    ResponderExcluir
  2. será que são tomé vai ter uma prefeita mulher.

    ResponderExcluir
  3. Se tem mulher no Brasil no RN porque não pode ter em São Tomé?

    ResponderExcluir
  4. olhe esaa chapa apoiada por Babá- Junio e Teresa nessa eu voto.

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz em saber essa linda notícia,pois ninguém melhor que tu minha prima,para entender esta nossa cidade natal,saber suas necessidades básicas e crônicas,e atuais!,porque és um arquivo vivo de São Tomé,e nada te escapa.
    Beijos,Lena.

    ResponderExcluir
  6. A chapa melhor pra São Tomé e Teresa e Miguel ou Miguel e Teresa.

    ResponderExcluir
  7. já ganhou meu voto!!!

    são tomé com tereza cristina é mais feliz!!!

    ResponderExcluir
  8. as mulheres estão dominando e dando conta do nosso brasil. teresa merece uma chance de mostrar seu trabalho no executivo.

    ResponderExcluir
  9. Estou com você Tereza Cristina, sei que você sabe dos problemas de São Tomé e também sei que você é mulher de garra e gosta de trabalhar,sendo assim tenho certeza que vai ficar na história como o prefeito Babá ficou, já tem o meu voto.

    ResponderExcluir
  10. Tereza Cristina li sua entrevista no blog Caninde Costa q por sinal e muito bom e meu amigo de muito tempo é uma honra para nossa familia ter uma representante como vc na camara municipal de sao tomé apesar de nao votar ai gostaria muito de ver voce candidata a prefeita de sao tome seria um marco na historia de nossa cidade
    abraços
    Francinaldo de Medeiros
    Natal Rn

    ResponderExcluir