domingo, 11 de julho de 2010

Dicas para evitar furtos em caixas eletrônicos


Nessa época de férias os cuidados nos caixas eletrônicos devem ser redobrados, os assaltantes ficam a espera de um descuido alheio. Fique atento às dicas que o Grupo GR selecionou para evitar furtos em caixas eletrônicos, afinal os assaltantes também buscam uma quantia em dinheiro para poder aproveitar as férias.
Dicas para evitar furtos em caixas eletrônicos:
- Quando precisar de ajuda no caixa eletrônico ou na agência bancária, dirija-se somente ao funcionário do banco. Não procure ajuda de estranhos;- Ao sacar, coloque o dinheiro em vários bolsos;- Evite abrir carteiras ou bolsas na frente de todo mundo;- Evite fazer saques à noite;- Certifique-se que não há alguém suspeito por perto, antes de entrar em um caixa eletrônico;- Não guarde o cartão de crédito e a senha no mesmo lugar, e não os entreguem à estranhos;- Mantenha o corpo próximo à máquina e cubra o teclado com as mãos, evitando que outras pessoas vejam as informações na tela, sua senha e o valor retirado;- Verifique sempre se o equipamento está operante antes de inserir o seu cartão no caixa eletrônico;
Muito se ouve sobre clonagem de cartões. Veja como funciona a maioria dos roubos e furtos aos caixas eletrônicos:
Preparativos do Furto/RouboNo primeiro momento, aparentemente, um indivíduo está simplesmente realizando uma transação em um caixa eletrônico.
Colocação de dispositivo ilegalNa realidade, o meliante está colocando um tipo de dispositivo flexível dentro do caixa eletrônico, para "capturar" o cartão de débito do próximo usuário da máquina.
O plano é executado em equipeAlterar um caixa eletrônico é uma atividade arriscada: estes indivíduos sempre estão acompanhados de um comparsa, para serem avisados da aproximação das possíveis vítimas em potencial ou da polícia.
A vítimaQuando o cliente for usar o caixa, seu cartão será retido e a transação impedida.
A captura do cartãoO cartão foi capturado, o cliente está confuso e tentando entender o que aconteceu. Aí entra em cena o fraudador, oferecendo-se para ajudar.
A "ajuda"O fraudador, que se demonstra solicito em ajudar e prestar assistência, está memorizando a senha da vítima.
Obtendo a senha do cartãoEle convence a vítima (cliente) de que poderá recuperar seu cartão, se ele teclar seu número de senha. O que é mentira, pois nesse momento o fraudador memoriza os números teclados pela vítima.
A desistênciaDepois de várias tentativas, o cliente se convence que o cartão foi capturado pelo caixa eletrônico. E junto com o fraudador deixa a cabine.
"Recuperando" o cartãoApós identificar que o cliente foi embora, o fraudador regressa para sacar o cartão que foi capturado com seu dispositivo, colocado anteriormente. Agora ele tem o cartão e também a senha da vítima.
O prejuízoEm posse do cartão e da senha, o fraudador saca o dinheiro do caixa eletrônico.
O dispositivoÉ feito de papel de radiografia (raio-X), possui uma colocação escura e se parece com o mesmo material utilizado onde se introduz o cartão nos caixas eletrônicos, por isso não desperta suspeita nos usuários.
Funcionalidade do dispositivoO dispositivo é colocado na abertura onde se introduz o cartão magnético, deixando para fora uma pequena ponta para que ele fique preso e não seja totalmente engolido pela máquina.
Recuperando o dispositivoUma vez que o cliente foi embora, o fraudador poderá despregar as pontas do dispositivo inserido na máquina e retirar o cartão da vítima.
Recomendação ImportanteUma vez que o cliente tenha seu cartão retido na máquina, ele deverá observar no caixa eletrônico se existe algo introduzido no local onde se coloca o cartão magnético - se tiver, retire e recupere seu cartão, comunicando imediatamente o banco.
Nunca informe sua senha a ninguém

Nenhum comentário:

Postar um comentário