sábado, 15 de agosto de 2009

Prefeito eleito de São Rafael é diplomado nesta quinta-feira

O Prefeito eleito de São Rafael, José Arimatéia Braz, do PPS, será diplomado nesta quinta-feira, às 10h da manhã, na Câmara Municipal, juntamente com o vice-prefeito e vereadores eleitos, entre eles Canindé Lira, do PPS. O deputado Wober Júnior, presidente estadual da legenda vai prestigiar a solenidade.

Arimatéia foi o primeiro prefeito proclamado eleito pelas urnas no último dia cinco de outubro. Funcionário público estadual, de jeito simples, que passará a administrar a pequena cidade de São Rafael, com pouco mais de oito mil habitantes, a partir de 1º. de janeiro de 2009. Presidente municipal do PPS, esta é a primeira eleição que Arimatéia participa e foi eleito com 2.505 votos. “Foi uma eleição muito difícil, porque os adversários tinham apoios, tinham as máquinas administrativas trabalhando por eles. Eu não tinha um carro de som sequer. Toda a minha campanha foi feita à pé de casa em casa”, disse.

O município de São Rafael fica a 216 km da capital e está inserido na bacia hidrográfica do Rio Piranhas-Açu e é cercado ao norte pelos municípios de Itajá e Açu e de Santana do Matos e Jucurutu, ao sul. De clima muito quente e semiárido, São Rafael tem como principal atração a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do nordeste. “São Rafael já foi muito conhecida por promover um dos melhores carnavais do estado, competindo apenas com Macau. Mas, perdeu essa característica por causa das administrações anteriores que não souberam manter essa tradição, lamenta o prefeito eleito.

Devido ao fato da sua posse acontecer em janeiro, Arimatéia não vai ter muito tempo para fazer esse resgate já no próximo ano. “Pelo menos nesse primeiro ano não vai dar”, lamenta. E complementa: “Tenho que ver como estão as finanças do município, quanto arrecadamos e quanto podemos gastar. Vou mandar fazer um projeto para organizar a prainha e, quem sabe, nos próximos anos a gente possa trazer os turistas de volta para São Rafael.”, prometeu José de Arimatéia.

O futuro prefeito sabe das dificuldades que enfrenta um município de pequeno porte, como São Rafael, cuja população vive basicamente da agricultura e do serviço público, mas não perde as esperanças e diz que vai lutar para que o povo que o elegeu tenha orgulho da cidade. “Eu sentia que a população queria mudança, que queria dar um basta em tudo o que estava vivendo. Sei das dificuldades que vou encontrar pela frente, mas já estou trabalhando antes da posse para fazer com que o meu povo tenha melhor qualidade de vida”, afirmou. “Comecei com 7% nas pesquisas de opinião pública, disputando com outros oito pré-candidatos. Fui à luta, consegui o apoio dos amigos e venci a eleição”, comemorou. Ele diz que ao final da campanha enfrentou dois adversários dos oito que começaram. E ainda teve que vencer a compra de votos feita pelos adversários no dia da eleição. “Infelizmente as pessoas que denunciavam não tinham como provar”, lamentou.

Com relação à Câmara Municipal, ele diz não ter muito problema. “A nossa coligação elegeu três vereadores, um de cada partido pertencente à coligação (PPS/PMN/PRB) e três da oposição.

Realmente, Arimatéia vai ter muito trabalho pela frente. São Rafael é uma cidade jovem de 25 anos e na época da fundação era a única cidade brasileira 100% saneada. Essa São Rafael que nós conhecemos, na verdade, está no lugar da antiga, emancipada de Santana do Matos em dezembro de 1948. Com a construção da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, os seus habitantes tiveram que deixar as suas casas, porque ela seria inundada pelas águas da barragem. E assim, nasceu a nova São Rafael, que tem como padroeira, Nossa Senhora da Conceição.

Aquela cidade 100% saneada não existe mais. “São Rafael, hoje, é uma das cidades com o maior índice de casa de taipa no Rio Grande do Norte. Ou seja, falta saneamento básico, falta saúde e a sua população vive abaixo da linha de pobreza”, denuncia o futuro prefeito, com tristeza. “Vou atrás de convênios, vou atrás de tudo o que eu possa fazer de bom pelo meu povo”, encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário