sexta-feira, 7 de agosto de 2009


História do Botafogo

O Botafogo Futebol Clube foi fundado em 12 de outubro de 1918, após a fusão dos times União Paulistano, Tiberense e Ideal. Reza a lenda que, quando da necessidade de se batizar a nova equipe, os representantes dos três times extintos não chegavam a um acordo, foi quando um dos participantes da reunião, que acontecia numa mesa de botequim, provocou - "Resolvam logo essa porcaria de nome, ou então vamos BOTAR FOGO em tudo". Pronto, surgia aí o nome da equipe.

Botafogo 1945

O primeiro jogo da história do Botafogo foi contra o E.C. Fulgêncio, em Franca. O tricolor venceu por 1 a 0. O acesso à primeira divisão do futebol paulista aconteceu em 1956, com uma vitória de 1 x 0 sobre o Paulista de Jundiaí. Em 2001 o clube foi vice-campeão paulista após perder as finais para o Corinthians. Depois disso, uma sucessão de rebaixamentos levou o time para a terceira divisão do Campeonato Paulista, onde o clube permaneceu apenas um ano, retornando à A2.

Botafogo 1977


Origem do nome Botafogo

Botafogo era um instrumento militar, uma haste com um pavio, com o qual o artilheiro detonava os canhões. " Bota Fogo ", era à época, sinônimo de detonar.

No século XVI, Portugal construiu o maior navio de guerra da Europa. O Galeão S. João Batista, de 1000 toneladas que, por seu poder de artilharia e conquistas, ficou conhecido como "Botafogo". João de Souza Pereira, fidalgo português, natural de Elvas, famoso oficial de artilharia ganhou o apelido de Botafogo e incorporou ao seu sobrenome.

Vindo ao Brasil, no Rio de Janeiro, destacou-se em combates contra franceses e tamoios e, como recompensa, recebeu, da Coroa Portuguesa, terras que iam do Rio Carioca, hoje Praia do Flamengo, e contornando o morro da Viúva, atingiam a Praia adiante, que ficou conhecida como "Do Botafogo".

Sua descendência, de mesmo sobrenome, sempre esteve ligada esportiva e afetivamente aos Botafogos, de football ou regatas, honrando o nome da familia e suas tradições.






Nenhum comentário:

Postar um comentário