segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Congresso elege novo Diretório e mantém Freire na presidência do partido







O plenário do XVI Congresso Nacional do PPS aprovou, na noite de sábado, no Rio, a nova composição do Diretório Nacional. São 87 membros efetivos e 44 suplentes, somando 131 membros – 100 a menos do que a formação anterior. O colegiado decidiu também referendar o nome de Roberto Freire para continuar a presidir o partido nos próximos dois anos. O ex-deputado federal Fernando Sant'Anna também continua como presidente de honra do PPS.

Também foram aprovados os novos integrantes do Conselho Fiscal, de Ética e Político. Uma chapa única foi formada com os nomes dos integrantes, mas eles puderam ser mudados, desde que a alteração fosse aprovada pelo plenário. No domingo, o congresso do PPS aprovou a Carta do Rio, que é a declaração política do evento. A Comissão de Redação está acrescentando os destaques ao texto aprovados pelo Congressso e, após revisada, a carta será publicada no Portal. Redação final será referendada na primeira reunião do novo diretório do partido, quando também será definida a Executiva da legenda (confira mais sobre as discussões travadas no encontro nas notas da cobertura ao vivo).

Reeleição

Freire agradeceu a recondução à presidência do PPS. Acrescentou que não é favorável à reeleição permanente e foi incisivo: "Não confundam nossa luta contra o terceiro mandato (de Lula) com a nossa reeleição. As instituições nossas, do partido, podem resolver com democracia direta, internamente. As instituições do Brasil não podem ficar ao sabor da popularidade do presidente".

A plenária do Congresso Nacional do PPS aprovou proposta do presidente Roberto Freire para que seja constituída uma comissão com a tarefa de cuidar da sucessão de 2010. Esse colegiado vai aglutinar propostas do PPS para o país. Elas serão entregues aos partidos que compõe o BDR (Bloco Democrático e Reformista- PPS, PSDB e DEM) no dia 25 de março, data do aniversário de 88 anos do PCB/PPS.

Farão parte do colegiado o próprio Freire, os deputados federais Raul Jungmann (PE) e Arnaldo Jardim, a subprefeita de São Paulo Soninha Francini, o presidente do Diretório de Minas Gerais, Juca Amorim e o presidente do Diretório do Pará, deputado Arnaldo Jordy (PA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário