segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Helicóptero que matou Ulisses Guimarães pode ter sido sabotado‏




Numa entrevista para a Globo News o ex-presidente Fernando Collor (atualmente senador aliado de Lula) revelou acordo que seu então vice-presidente Itamar Franco (MG) teria feito com o deputado federal Ulisses Guimarães (SP), na ocasião presidente da Câmara dos Deputados, para que o parlamentar paulista assumisse a Presidência da República depois do impeachment, mediante a renúncia do primeiro substituto legal (Itamar).
Na entrevista, Collor dá a entender que o acordo determinou a mudança de posição do deputado Ulisses, que também era o presidente nacional do PMDB e antes havia se manifestado solidário ao presidente deposto: “Itamar Franco comandou um movimento para a minha derrubada e a transferência do Poder para Ulisses Guimarães. Este, que me apoiava, passou a me evitar, e logo ficou contra, queria assumir a presidência, que tentou a vida toda. Depois, morreu, acabou tudo”.
Ao comentar a entrevista, em sua coluna na Tribuna da Imprensa, o jornalista Helio Fernandes disse que ficou impressionado pela entrevista “principalmente pelas acusações, até contra ele mesmo”, porém considerou um equívoco de Collor o acordo para que Ulisses Guimarães assumisse a Presidência e não Itamar Franco. “Que o vice conspirasse, nada surpreendente, é sempre assim. Mas que conspirasse para entregar o Poder à outra pessoa, isso não tem sentido, é rigorosamente inacreditável”.
Juntando os palitos, pode-se chegar à conclusão de que se conspiração ocorreu algo muito mais sério também poderia ter feito parte do plano, afinal Fernando Collor foi deposto em 29 de setembro de 1992 e o “Senhor Diretas” morreu (ou foi assassinado?) poucos dias depois, em 12 de outubro do mesmo ano. Quem sabe esteja aí uma das razões para que Collor decidisse adiar o lançamento de seu “livro-bomba”, atendendo ao conselho do ex-ministro Thales Ramalho, pois como o próprio ex-presidente disse “o país não agüentaria, iria politicamente pelos ares”. O que de mais grave poderia ser revelado?
Em tempo: Ulisses Guimarães morreu (desapareceu) em 12 de outubro de 1992, num acidente de helicóptero nos mares do Rio de Janeiro. Era uma segunda-feira, feriado nacional, dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. O helicóptero Esquilo, prefixo PT-HMK, que transportava os casais Ulisses Guimarães e Severo Gomes caiu 30 minutos depois de levantar vôo em Angra dos Reis, litoral do Rio de Janeiro, com destino a São Paulo.

3 comentários:

  1. Só não acho razoável a ideia acabada de que Ulysses Guimarães estava naquele helicóptero que caiu, supostamente lhe dando fim. O que me parece é que a morte de Ulysses pode estar para o crime perfeito da política mais imperfeita que conheço.

    ResponderExcluir
  2. Só não acho razoável a ideia acabada de que Ulysses Guimarães estava naquele helicóptero que caiu, supostamente lhe dando fim. O que me parece é que a morte de Ulysses pode estar para o crime perfeito da política mais imperfeita que conheço.

    ResponderExcluir
  3. Se fosse hoje eu não teria dúvida. (Homem bom. Viveu até de mais, por se tratar de uma político "razoável" do Brasil.)

    ResponderExcluir