domingo, 22 de janeiro de 2012

As coisas miúdas da política e da religião em Sítio Novo

Durante a celebração de encerramento da Festa do Padroeiro de Sítio Novo, São Sebastião, ficou claro a proximidade da igreja com os pré-candidatos da oposição, mesmo o grupo da situação participou das festividades, mas com certa distância.
A linha de frente da Missa de Encerramento estava recheada dos políticos da oposição, que acompanham a procissão, sem uma grande chuva de fogos de artifício (cadê o deputado?) e logo em seguida foram se reunir na chácara do ex-prefeito Hudson Xavier.
O grupo da prefeita foi para a casa da vereadora Aninha de Paulo, quando esteve presente Gija, Chiquinho, Wanira e outros políticos do grupo. A casa verde, residência de Chiquinho Camilo em Sítio Novo, também ficou movimentada e recebeu muitos e muitos aliados.
Mas uma coisa me chamou atenção, uma frase dita pelo Padre João, antes de sair em procissão, quando ele mesmo chegou a dizer que estava agradecido pelas coisas miúdas cedidas pela Prefeita Wanira. O que seriam as coisas miúdas?
Quem vai saber? Mas com certeza são coisas miúdas mesmo diante de Deus, mas grandes perante aos altares das Igrejas, que se transformam e trincheiras da politicagem.
A política permeia todas as áreas da nossa vida, o que não é possível admitir é a politicagem barata e ridícula se tornar foco das igrejas.
Apesar do clima tenso, a Procissão de São Sebastião não teve discursos e não virou comissa (comício + missa). Cada um participou e ajudou da sua maneira, mas ficou aquele clima de “paz armada” e divisão de grupos políticos. Enquanto a oposição marchava como um grande pelotão do exército, a o grupo da situação caminhava cada um com sua família e amigos.
Sítio Novo respira outubro de 2012 em cada detalhe, em cada uma das coisas miúdas que existem e acontecem…










Nenhum comentário:

Postar um comentário