sábado, 7 de agosto de 2010

Rio Grande do Norte completa 509 anos neste sábado, nossos parabéns.

Hoje, o Rio Grande do Norte completa 509 anos. A terra dos potiguares, que teve seu nascimento entre o Rio Potengi e o Oceano Atlântico, unido pela Fortaleza dos Reis Magos, foi homenageada ontem pelo governo do estado em solenidade realizada na Praça da Bandeira, no Centro Administrativo. O governador Iberê Ferreira de Souza enalteceu o estado pela sua história de lutas e conquistas, pelo papel que assumiu durante a 2ª Guerra Mundial e pela importância que hoje desenvolve no cenário nacional em áreas como turismo, cultura, economia e produção de energia. A programação teve apresentação de bandas de música e fanfarras de escolas públicas, grupos de danças folclóricas, artistas locais e repentistas. O governo também prestou homenagem às escolas estaduais que atingiram a média nacional nos exames de avaliação do Ideb e Enem/2009.

O Rio Grande do Norte nasceu a partir da construção de seu mais importante monumento, a Fortaleza dos Reis Magos, que daria origem posteriormente à cidade de Natal, fundada em 1599. No início da colonização, a economia do RN era basicamente de subsistência, concentrando-se na pesca, pecuária e agricultura. A cultura da cana de açúcar, tão bem desenvolvida em outras capitanias, não teve o mesmo sucesso por aqui, restringindo-se ao sul do estado. O mais importante engenho é o Engenho do Cunhaú, fundado em 1630. A exploração do Pau-Brasil, grande riqueza brasileira e praticamente o primeiro produto exportado do Rio Grande do Norte para a Europa, consistia na maior atividade econômica na época da colônia, e foi também o motivo de várias invasões, tanto de franceses quanto holandeses, atrás da sua exploração clandestina.

Das atividades de subsistência, a pecuária foi a que mais se desenvolveu, com a criação de gado em grandes fazendas destinadas ao abastecimento das outras capitanias próximas. As fazendas de criação de gado deram origem aos distritos que hoje formam os 167 municípios do estado.

Guerra

Uma das páginas mais importantes dahistória do RN é a participação na 2ª Guerra Mundial. A situação geográfica do estado, conhecido como Esquina do Continente, foi fundamental para os Estados Unidos como ponto de apoio para a defesa de ataques vindos da África em direção à América do Norte e ao Canal do Panamá. Brasil e Estados Unidos estreitaram relações e foi construído no RN um Quartel General que serviu de base para os americanos durante a segunda Guerra.

Um grande centro de chegada e saída de aeronaves tornou Natal um dos mais prováveis alvos de ataque inimigo. O Campo de Parnamirim, hoje Aeroporto Internacional Augusto Severo, era o Trampolim da Vitória, pois era dali que os americanos partiam em direção às áreas inimigas, e culminou na vitória dos aliados na 2ª Guerra Mundial.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário