quarta-feira, 14 de abril de 2010

NOVO TREMOR ATINGE CHINA





Pessoas caminham por destroços de prédios no Condado de Yushu
A televisão estatal da China informou nesta quarta-feira que mais de 900 pessoas foram resgatadas com vida dos escombros do Condado de Yushu, na Província de Qinghai. A região, no oeste da China, foi atingida por uma série de tremores que matou ao menos 400 e deixou outros 10 mil feridos.

Um porta-voz da Prefeitura de Yushu afirmou à agência de notícias Xinhua que os tremores destruíram mais de 85% das casas do Condado, a maioria feita de madeira e barro. Muitos ainda estão soterrados e as autoridades temem que o número de vítimas possa aumentar.

O governo provincial disse que enviou em caráter de urgência cerca de 5.000 barracas e 10 mil cobertores e casacos para a região montanhosa, onde muitos estão desabrigados em meio ao frio intenso de menos de zero graus na madrugada e em uma altitude de 4.000 metros.

Equipes de resgate procuram por sobreviventes
Muitos moradores conseguiram fugir das casas quando o chão começou a tremer, destruindo as casas, templos, postos de gasolina, postes de energia elétrica e o topo de uma pagoda budista em um parque.
A agência Xinhua diz ainda que o tremor causou deslizamentos de terra na região. "Quase todas as casas feitas de barro e madeira desmoronaram. Houve ainda muita poira no ar, não conseguíamos ver nada", disse Ren Yu, diretor geral do Hotel Yushu, em Jiegu, a principal área do Condado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário