sexta-feira, 2 de abril de 2010

29 anos da tragédia



Pela manhã, a telefonista Mari Fátima tentava alerta as autoridades locais sobre uma possível enchente na região. Mas 1º de abril é o dia da mentira, então ninguém acreditou na tal telefonista.

No final da tarde daquele 1º de abil, ímpar na história do município e da região, o açude Mãe D'água, de Campo Redondo, rompeu e a correnteza seguia para Santa Cruz.

A telefonista da Telern, Maria de Fátima conseguiu avisar ao Monsenhor Raimundo Barbosa, nesse instante o açude de Campo Redondo já estava rompido.

Monsenhor Raimundo com toda a sua dedicação e humildade se mobilizou e tratou de avisar a toda cidade. Na mesma hora a população escutava o alto-falante da Matriz soar o anúncio de uma tragédia.

O açude Mãe D'água rompeu em dois pontos e o grande volume de água causou o estouro de outros açudes menores pelo caminho. Quando a enxurrada chegou ao açude, distante 2km do centro da cidade, teve o seu represamento duplicado e não suportou. Em menos de três horas a água invadiu Santa Cruz.

A enchente causou a derrubada de 14 torres de transmissão da Chesf, o que causou a falta de energia em todo o estado do Rio Grande do Norte. Com a falta de energia na região, a Telern ficou às escuras, apenas sob a luz da bateria de um carro.

A tragédia registrou apenas uma morte decorrente da enchente em Santa Cruz, outras cinco foram acidentes de estrada, danificadas pelas águas. Não houve mortes em Campo Redondo.

O prefeito Hildebrando Teixeira deu entrevista para os jornais da época, onde citava a falta de compromisso dos demais órgãos públicos. "Desde 1974 o açude Mãe D‘água ameaçava romper. A construção de pequenos açudes acima dele alteraram sua capacidade (3,5 milhões de metros cúbicos). O Governo Federal, através do DNOCS, sabia do problema, mas nunca resolveu. Em 1981 foram três ameaças. Todas elas foram comunicadas à jurisdição do DNOCS, em Recife, reponsáveis pelo açude. Na terceira comunicação, técnicos vistoriaram o local. De nada resultou. Comuniquei também ao Governo do Estado. Uma comissão foi formada no início de março, mas até o dia da enchente nada foi feito", disse Hidelbrando.

Hoje é um dia de muitas lembranças, mas com certeza temos muito o que comemorar. O povo santacruzense superou todas essas dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário