terça-feira, 30 de março de 2010

Emoção no adeus a Armando Nogueira Jornalista é enterrado no Rio de Janeiro sob aplausos e homenagens Thiago Lavinas Rio de Janeiro


Sob aplausos, emoção e homenagens, Armando Nogueira foi enterrado, nesta terça-feira, no cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O adeus a um dos camisas 10 do jornalismo brasileiro aconteceu às 12h35m. Centenas de amigos e fãs foram confortar os familiares e cantaram o hino do Botafogo.

Amigos e fãs foram ao Cemitério São João Batista para o adeus a Armando Nogueira

Muito obrigado por esse carinho e solidariedade de todos vocês neste momento difícil. Ele está levando isso no coração dele. Ele continua entre nós - disse o único filho de Armando Nogueira, Armando Augusto Magalhães Nogueira, mais conhecido como Manduca, que tem 55 anos e também é jornalista.

- Nós temos que agradecer muito a ele. A sua maior virtude era a amizade. Ele tinha amor no coração. Obrigado, Armando! - continuou o irmão mais velho do jornalista, Wilson Nogueira.
- Esse choro está cheio de alegria - completou.
Aos 83 anos, Armando Nogueira morreu na manhã de segunda-feira, em sua casa, na Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro. Há dois anos, ele lutava contra um câncer no cérebro – que lhe roubou primeiro a capacidade de falar e escrever, duas das atividades que mais prezava.


O corpo de Armando Nogueira saiu do Maracanã, onde foi velado na Tribuna de Honra, por volta das 11h30m coberto com as bandeiras do Botafogo e do Acre, estado em que ele nasceu. Curiosamente, a última vez que Armando Nogueira visitou o Maracanã foi exatamente há dois anos. Ele esteve no estádio no dia 30 de março de 2008 para a inauguração do Espaço Armando Nogueira, uma sala que homenageia cronistas esportivos que fica na entrada da tribuna de imprensa.
No cemitério, centenas de fãs e personalidades aguardavam a chegada do corpo. Um dos admiradores segurava um cartaz com a frase: "Armando Nogueira foi o Pelé do jornalismo esportivo brasileiro". No céu, quatro ultraveles homenageavam o jornalista. Armando Nogueira foi o fundador do clube carioca da modalidade e era apaixonado pela aviação.

Muito emocionado, Wilson Nogueira, carregava no bolso fotos do irmão. Letícia, neta do jornalista, vestia a camisa do Botafogo. Joel Santana, Lucio Flavio, Lídio Toledo, Bebeto de Freitas, Fátima Bernardes, William Bonner, Ziraldo, Maurício Assumpção foram alguns que apareceram para se despedir de Armando Nogueira.
- Em 2007, o Armando foi se tratar no Botafogo e eu estava me recuperando de uma lesão. Conversamos muito nesta época. Ele foi uma pessoa incrível, um cara diferenciado. Por isso todo esse carinho que a gente pode acompanhar - disse Lucio Flavio.
Torcedor apaixonado pelo Botafogo e pelo esporte em geral, Armando Nogueira acompanhou todas as Copas do Mundo desde 1950. Foram 15 mundiais no total. Ele também participou da cobertura dos Jogos Olímpicos a partir de 1980. Uma das musas inspiradoras de Armando Nogueira, "Magic" Paula revelou que vai escolher uma crônica de Armando Nogueira para colocar em um quadro em sua casa.
- Quando fui visitá-lo pela primeira vez em sua casa, eu entrei na sala e vi que havia um quadro de um artista que era uma imagem minha jogando basquete. Foi muito emocionante para mim. Ele era um cara diferenciado, que deixou um legado para todos nós. Ele escrevia crônicas lindas que agora eu vou colocar em um quadro. Posso definir Armando Nogueira em três palavras: simplicidade, gentileza e elegância - disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário