quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Ministro da Saúde diz que mais de 500 foram atendidos após incêndio


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, declarou nesta quarta-feira, dia 30, que mais de 500 pessoas receberam atendimento devido ao incêndio do último dia 27 na boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, que já deixou 235 mortos. O número leva em conta os casos monitorados pela Secretaria Estadual de Saúde.
"Foram realizados mais de 500 atendimentos hospitalares desde domingo, entre pacientes que ficaram internados ou em observação", informou em entrevista coletiva em Porto Alegre, logo após reunião com o governador do RS, Tarso Genro (PT).
De acordo com o ministro, há 143 feridos internados, sendo que 82 permanecem em UTIS e ainda precisão de ventilação mecânica. Destes, 75 estão em estado "crítico", com risco de morte: 57 em hospitais de Porto Alegre; três em Canoas, Região Metropolitana da capital gaúcha; e 25 em Santa Maria.
Padilha disse ainda que há 20 pacientes cujo "quadro principal são grandes queimaduras", já os demais apresentam problemas em decorrência da fumaça e dos componentes químicos inalados, que motivaram os casos de pneumonia química.
"Em todos os casos em que a principal causa de internação é a inalação, os pacientes passam pela situação da pneumonite química. Eles tiveram agressão inicial pelo calor da fumaça e os componentes do que inalaram desenvolveram uma reação inflamatória química. Além disso, tivemos mais de um caso de pessoas que não sentiram nada inicialmente e que depois tiveram de ser internadas, inclusive com ventilação mecânica."

Nenhum comentário:

Postar um comentário